O seu carrinho está vazio!

Como fazer massagem cardíaca?

20 de Julho, 2023

Quando há uma paragem cardiorrespiratória fica comprometido o bombeamento de sangue para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, e a pessoa corre risco de perder a vida ou comprometer funções essencias. Assim, embora deva ser feita por uma pessoa com formação adequada, aprender a fazer a massagem cardíaca pode salvar a vida de alguém.

 

Um afogamento, um AVC ou qualquer outra situação que provoca a paragem cardiorrespiratória pode pôr em risco a vida da pessoa. A formação em primeiros socorros ensina a fazer corretamente as manobras que podem salvar vidas e deve ser feita por qualquer pessoa, mas conhecer a teoria é um ponto de partida que pode ser fundamental numa situação de emergência.

 

Quando a vítima deixa de conseguir respirar a primeira coisa a fazer, se ainda não o tiver feito, é ligar para o número 112 e pedir ajuda médica urgente. Enquanto esta chega, usar a massagem cardíaca pode ajudar a aumentar em 50% as hipóteses de sobrevivência da pessoa, porque o cérebro não aguenta mais de 6 minutos sem oxigénio sem que haja danos e a pessoa não sobrevive mais de 15 minutos sem oxigénio.

 

Os movimentos da massagem cardíaca visam bombear o sangue, fazendo-o circular e chegar aos pontos vitais.

 

Tente reanimar a pessoa, agitando-a suavemente, pois pode estar apenas desmaiada. Se não despertar, coloque-a deitada de costas, com os braços estendidos ao longo do corpo.

 

Ajoelhe-se ao lado da vítima, estique os seus próprios braços e sobreponha as duas mãos colocando-as de palmas abertas e dedos entrelaçãdos por cima do coração da vítima (ao centro do peito, em linha com os mamilos). Caso de trate de uma criança até 10 anos, use apenas uma mão. Se for um bebé, use o dedo indicador e o médio, posicionando-os no centro do peito, entre os mamilos.

 

Pressione, usando o peso do seu próprio corpo sobre o peito da vítima. Mantenha os seus braços esticados e os ombros alinhados com as mãos. Pressione firmemente e solte. Não use força, aplique apenas o peso do seu corpo (com especial cuidado se for mais pesado).

 

Tenha em conta que:

- não deve fazer pressão excessiva no tórax, a qual pode causar uma hemorragia, perfurar um pulmão ou mesmo partir uma costela.

 

Pressione o peito pelo menos 5 cm para baixo em cada compressão, deixe-o retornar à posição inicial e faça uma nova compressão, pressionando novamente. Caso se trate de uma criança, pressione 5 cm para baixo, se for um bebé apenas 4 cm.

 

Faça duas compressões por segundo, cerca de 100 por minuto.

 

Mantenha a massagem cardíaca até que a ajuda médica chegue. Uma vez que é uma manobra fisicamente cansativa, pode ser necessário revezar-se com outra pessoa, caso esteja mais alguém consigo além da vítima. É importante que o ritmo das compressões seja mantido e, como tal, cada pessoa deve fazer pelo menos dois minutos de massagem.

 

Se não tem formação em primeiros socorros não deve fazer respiração boca a boca, pois a ventilação deve ser feita apenas por pessoas com treino especializado. Manter a massagem cardíaca é o mais importante para a sobrevivência da vítima.

Voltar |

Posts relacionados

Coração – o centro da vida

18 de Julho, 2022 Corpo humano

Coração – o centro da vida

Compreenda o funcionamento do coração e conheça algumas curiosidades sobre este órgão vital.

Ler mais

Produtos relacionados

Quando há uma paragem cardiorrespiratória fica comprometido o bombeamento de sangue para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, e a pessoa corre risco de perder a vida ou comprometer funções essencias. Assim, embora deva ser feita por uma pessoa com formação adequada, aprender a fazer a massagem cardíaca pode salvar a vida de alguém.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização