Os hábitos alimentares são algumas vezes descurados. Mas para o bem da sua saúde, tente ser regrada e coma saudavelmente.
Só vai sair beneficiado com isso.
O trabalho e a vida agitada dificulta os hábitos de mesa saudáveis. Porém, é importante ter a noção que o seu bem-estar depende desses pequenos gestos e costumes. Uma alimentação variada e equilibrada permite-lhe viver mais e melhor e deve ser constituída maioritariamente por hidratos de carbono (até 65% do total de calorias ingeridas) e por quantidades menores de gordura e proteínas (cada uma não deve ultrapassar os 35% do total calórico diário).
Conheça algumas das regras alimentares que o ajudarão nesse objetivo:
- Coma, no mínimo, cinco refeições por dia: ficar muitas horas sem comer costuma dar mau resultado. Se estiver muito tempo em jejum, na refeição seguinte irá comer mais e terá tendência para selecionar alimentos menos saudáveis.
- Comece bem o dia com um bom pequeno-almoço: esta é a refeição principal pois quebra longas horas de jejum e fornecer-lhe-á energia para todo o dia.
- Quantidade não é sinónimo de qualidade: reduza o tamanho das porções ingeridas, pois comer em demasia origina a obesidade e esta traz consigo variadíssimas doenças.
- Dê preferência aos vegetais e à fruta: estes são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais, e não fornecem muitas calorias, visto serem pobres em gordura e em açúcar. Recomenda-se a ingestão de três a cinco porções por dia.
- Coma sopa antes do prato principal: geralmente, a sua base são os legumes e é pobre em gordura.
- Prefira as gorduras insaturadas, como o azeite e as que estão presentes no peixe e nos frutos secos: estas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
- Escolha laticínios magros em vez de gordos ou meio gordos, reduzindo assim a ingestão de gorduras e ingerindo a mesma quantidade de cálcio.
- Opte pelas carnes brancas: o peru e o frango têm menor teor de gordura que as carnes vermelhas, como a de vaca.
- Ingira peixe branco e azul: são ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3), que diminuem os níveis elevados de colesterol e são fundamentais ao bom funcionamento do cérebro. O salmão, a sardinha e o atum são uma excelente alternativa.
- Evite os fritos, que são muito ricos em gordura: aposte em alimentos cozidos, grelhados ou assados no forno ou então cozinhados a vapor ou escalfados.
- Opte pelos cereais integrais: o pão, massa, arroz e cereais têm mais fibra. Esta faz com que sejam digeridos de forma lenta pelo organismo e induz a saciedade.
- Substitua as bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas pela água, sumos naturais ou chá, mas sempre sem adicionar açúcar.
- Reduza a quantidade de sal que usa para temperar a comida e evite refeições pré-cozinhadas, muito ricas em sódio e, também, em gordura.
- Planeie as suas refeições atempadamente, sempre que possível.
- Mastigue lentamente todos os alimentos: assim, melhora o processo digestivo e dá tempo ao cérebro para receber a informação de saciedade.
Evite os maus hábitos
- Optar por fast food ao invés de alimentos balanceados;
- Exagerar no consumo de produtos industrializados;
- Má mastigação e horários irregulares causando a má digestão, que pode levar a problemas digestivos;
- Produtos com alto índice de sal, que compromete a pressão arterial, e elementos químicos, que podem desencadear cancro;
- Consumo exagerado de alimentos com excesso de gordura, principalmente a saturada, que eleva o colesterol do sangue.
NOTA: Para mais informações, fale com o nosso farmacêutico através do e-mail [email protected].
|