Quando os mais novos são ativos são considerados, regra geral, mais saudáveis, fortes e confiantes.
É importante, por isso, procurar criar brincadeiras para manter as crianças ativas, que podem ir desde de jogos mais simples a tarefas mais complexas.
As crianças são naturalmente ativas, no entanto a falta de tempo dos pais e a falta de espaço/segurança impedem que cumpram esta tendência natural. Veja em baixo algumas ideias que preparámos de brincadeiras para manter as crianças ativas:
Nota: procure sempre fazer com que a criança passe tempo ao ar livre, seja na praia e/ou jardins.
:: 12-18 MESES
- PARQUES INFANTIS – é importante que a criança explore os equipamentos (escorregas, baloiços) com alguma liberdade e sempre com a supervisão dos pais;
- BRINQUEDOS – os brinquedos que requerem movimento são ideias (rodas para puxar, bolas, caixas para colocar e tirar brinquedos, etc);
- CANÇÕES – cante canções que envolvam movimentos e pequenos gestos pata a criança imitar.
:: 2-3 ANOS
- PARQUES INFANTIS – as crianças desta idade já têm alguma autonomia pata explorar o parque. Os pais devem ajudar a criança a subir/descer dos equipamentos de forma a ela se tornar mais autónoma.
- JOGOS TRADICIONAIS – jogar às escondidas, apanhada ou “O Rei Manda” são boas opções.
- PERCURSO DE OBSTÁCULOS – crie percursos de obstáculos para a criança puder correr, saltar, contornar, recolar, etc…
- INSTRUMENTOS MUSICAIS – experimente criar instrumentos musicais de raiz e com material disponível. Por exemplo, pode criar um tambor com uma caixa vazia, ou então um chocalho com uma pequena caixa e arroz.
:: 4-6 anos
- TRICICLO E BICICLETAS – leve os seus filhos ao parque, praia ou jardim para andar livremente de triciclo/bicicleta;
- JOGOS TRADICIONAIS – nesta idade já podem jogar jogos tradicionais um pouco mais complexos, como Terra, Mar e Ar. Selecione uma zona de terra, uma de mar e outra de ar. Depois comece a chamar “terra” ou “mar” ou ar” para a criança se deslocar para a zona correspondente. Eventualmente irá baralhar-se…;
- TAREFAS DE CASA – nesta idade as crianças já podem ajudar com algumas tarefas como arrumar os brinquedos, colocar roupa na máquina, levantar a mesa, etc.
:: 7-9 anos
- Nesta fase a criança já brinca muitas vezes sozinha e com os seus pares. Todos os jogos ganham mais importância nestas idades, especialmente os jogos de equipa. Alguns exemplos são: jogo da macaca, cabra-cega, dança das cadeiras, jogo do elástico ou lenço.
:: 10-13 anos
- Na fase da pré-adolescência são necessários jogos um pouco mais complexos tanto a nível físico como psicológico. Caças ao tesouro, por exemplo, são uma ótima opção para quem quer algo desafiador a nível mental. Outras opções são: karaoke, jogos de desporto colectivo, saltar ao eixo, etc.
Todas as atividades, nestas idades, devem ser sociais para incentivar a comunicação entre os seus pares. Para além disso, os pais devem também incentivar os seus filhos a serem activos, de modo a evitar o excesso de peso, por exemplo.
|