Morangos, cerejas, framboesas, melancia… os frutos vermelhos trazem um colorido que se destaca nos pratos, mas, para além de serem apetecíveis aos olhos, são alimentos especialmente nutritivos e pouco calóricos. Conheça 7 benefícios que o consumo de frutos vermelhos traz à sua saúde.
1 – Combatem o envelhecimento
Um dos maiores benefícios que os frutos vermelhos nos trazem consiste na sua riqueza em antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres, ajudando a retardar o envelhecimento das células e dos tecidos. Para além disso, são muito ricos em vitamina C, que estimula a produção de colagénio, que preserva a firmeza da pele e a elasticidade dos tecidos. Por esse motivo, consumir alimentos como morangos, cerejas, framboesas, mirtilos, amoras, melancia, bagas goji, açaí e romã ajuda a atenuar os efeitos do envelhecimento, mantendo a pele e o organismo mais saudáveis.
2 – Ajudam a emagrecer e combatem a prisão de ventre
Os frutos vermelhos são ricos em fibras e isso faz com que ajudem o organismo a expelir mais facilmente as toxinas e os excessos. Sendo pouco calóricos, repõem vitaminas e sais minerais e não sobrecarregam o organismo com nutrientes que contribuem para o aumento de peso. Por outro lado, o facto de conterem fibras insolúveis também ajuda a promover a sensação de saciedade, ajudando a que a pessoa coma menos, e a evitar a prisão de ventre, já que estimulam a atividade do intestino.
3 – Reforçam o sistema imunitário
Graças ao seu poder antioxidante, os frutos vermelhos ajudam a proteger as células saudáveis do nosso organismo, reforçando o sistema imunitário e combatendo o excesso de radicais livres. Para além disso, também são ricos em vitamina C, que ajuda a proteger contra infeções e inflamações da garganta e das vias respiratórias, por exemplo.
4 – Ajudam a prevenir contra alguns tipos de cancro
Ajudam a fortalecer as células e a prevenir o aparecimento de alguns tipos de cancro, nomeadamente o cancro da mama, da próstata, do estômago e colorretal.
5 – Ajudam a prevenir a diabetes
Os frutos vermelhos contêm um baixo valor glicémico, sendo pobres em açúcar e, por serem ricos em fibras, ajudam a retardar a absorção do açúcar dos alimentos, o que, por sua vez, contribui para equilibrar os níveis de glicose no sangue.
6 – Equilibram a tensão arterial e o colesterol, ajudando a evitar doenças cardiovasculares
Para além do seu poder antioxidante, os frutos vermelhos também têm notáveis propriedades anti-inflamatórias, o que faz com que as artérias se mantenham mais saudáveis, os vasos sanguíneos relaxem e haja melhor circulação do sangue, o que contribui para evitar doenças cardiovasculares como aterosclerose, enfartes e derrames. Por outro lado, também são ricos em Potássio, um mineral que ajuda a expelir o excesso de Sódio do organismo através da urina, equilibrando, por esse motivo, a tensão arterial.
7 – Prevenir o aparecimento de doenças como Alzheimer, doença de Parkinson e demência
Os antioxidantes que se encontram nos frutos vermelhos protegem as células do sistema nervoso central, o que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças neurodegenerativas.