Na segunda semana de outubro comemora-se o Dia Mundial do Ovo, efeméride criada para lembrar dos benefícios e propriedades do ovo, um dos alimentos mais ricos a nível nutricional. Mais barato que a carne e o peixe, relativamente acessível na maior parte dos países e extremamente versátil em termos de receitas, o ovo é uma fonte de proteína, vitaminas e sais minerais, tendo também um baixo valor calórico. Conheça os 7 principais benefícios do ovo e 7 sugestões de receitas – uma para cada dia da semana!
1 – A seguir ao leite materno, o ovo é o alimento mais completo que existe, graças à riqueza e variedade de nutrientes que contém.
Sugestão para 2ª feira: Almoce uma omelete com fiambre de peru e cogumelos, acompanhada por uma salada.
2 – É uma fonte elevada de proteína, pelo que é essencial para fortalecer os ossos e os músculos, aumentando a massa muscular e diminuindo o risco de osteoporose. Também contribui para a perda de peso, pois aumenta a saciedade.
Sugestão para 3ª feira: Coma dois ovos cozidos como lanche a meio da tarde.
3 – Ajuda a controlar o mau colesterol e a aumentar o colesterol bom, ajudando a evitar doenças cardiovasculares.
Sugestão para 4ª feira: Coma um ovo escalfado sobre uma torrada de abacate ao pequeno-almoço ou, se preferir, prepare ervilhas com ovos escalfados para o seu jantar.
4 – É rico em vitaminas A, E e do complexo B, além de sais minerais como Selénio, Zinco, Cálcio e Fósforo, pelo que ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro, a prevenir a doença de Alzheimer a evitar a depressão e a combater a ansiedade.
Sugestão para 5ª feira: Jante dois ovos estrelados (cozinhados com gordura saudável, como azeite, por exemplo) com legumes cozidos ao vapor e arroz integral.
5 – É rico em antioxidantes, ajudando a prevenir o envelhecimento. Também ajuda a manter a saúde e a elasticidade da pele, visto conter Selénio e Zinco, que estimulam a absorção de colagénio.
Sugestão para 6ª feira: Convide os amigos para uma noite de petiscos e sirva ovos rotos com presunto, croquetes de alheira com ovos de codorniz, ovos recheados com atum e, para terminar, farófias ou pudim Molotoff. Se prefere os clássicos, aposte num esparguete à Carbonara.
6 – Reforça o sistema imunitário, ajudando o organismo a combater infeções e inflamações.
Sugestão para sábado: Recupere dos excessos da noite anterior, jantando uma canja de galinha com ovo.
7 – Ajuda a prevenir a anemia, pois é rico em Ferro, vitamina B12 e Ácido Fólico.
Sugestão para domingo: Prepare um pequeno-almoço tardio com ovos Benedict ou, se preferir, faça um pão de ló para se despedir do fim-de-semana com doçura.