A cenoura, doce e suculenta, é particularmente rica em antioxidantes, vitaminas e fibras dietéticas. Graças ao seu baixo teor de calorias, têm apenas 41 calorias por 100 gramas, valor insignificante de gordura e não terem colesterol, são ideais nos regimes de emagrecimento.
A cenoura é um tubérculo com um alto valor nutritivo e que trás numerosas vantagens para o organismo humano. Trata-se de um vegetal que se pode comer cru, cozido ou como parte de pratos elaborados.
Este vegetal destaca-se pelo seu alto teor em vitamina A, é rica em carotenoides, um micronutriente que se transforma nesta vitamina e que tem como funções principais a formação de pigmentos visuais da retina, a manutenção das células que revestem a pele, os olhos, a boca e os órgãos internos.
Os carotenóides têm sido associados com redução de 20% do cancro da mama pós-menopausa e um máximo de 50% de diminuição na incidência de cancro de bexiga, colo do útero, próstata, cólon, laringe e esófago. Estudos em humanos sugerem que uma dieta incluindo tão pouco como uma cenoura por dia pode conseguir diminuir a taxa de cancro de pulmão para metade.
Os carotenóides podem ser benéficos para a regulação do açúcar no sangue. Estudos têm verificado que os níveis fisiológicos, bem como o consumo alimentar, de carotenóides pode ser inversamente associado com resistência à insulina e aos altos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, os carotenoides têm propriedades antioxidantes, que ajudam a cuidar da pele, evitam que o envelhecimento e ajudam no bronzeado.
A cenoura é depurativa pelo seu conteúdo em fibra, que arrasta as toxinas do seu organismo e regula também o trânsito intestinal.
Possui vitaminas A, C, B2 e B3 é rica em betacaroteno, e como já dissemos pouco calórica e com alto teor de fibras. Muito importante para a visão, pele e mucosas, contém ainda, sais minerais como fósforo, potássio, cálcio, sódio, manganês, níquel, cobre, iodo e magnésio.
Tem ação antioxidante que combate aos radicais livres, atuando no desenvolvimento ósseo. Possui ácido fólico essencial para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular.
Auxilia no trânsito intestinal, na redução dos níveis de colesterol do sangue. Combate a fadiga, a anemia, má digestão, colite, cálculos biliares, cistite, gota, icterícia.
combate a Cegueira Noturna
O uso regular da cenoura é particularmente importante para condutores de veículos, porque tanto o caroteno como a vitamina A estão intimamente associados à visão noturna. A retina do olho consome permanentemente matérias clorofílicas amarelo-vermelhas para a formação de um pigmento intensamente vermelho, denominado púrpura retiniana. Este elemento é de extrema importância para a capacidade de visão e adaptação à luminosidade. É por esta razão que o consumo regular de cenouras aumenta essa capacidade da visão, enquanto que sua carência ocasiona a "cegueira noturna".
Remédio para a tosse
Ingredientes
4 cenouras
1 chávena (chá) de mel
Corte as cenouras às rodelas e bata-as na centrifugadora com um pouco de água até obter uma pasta. Depois utilize um pano limpo para coar o sumo da cenoura. Aperte bem o pano para conseguir a maior quantidade de sumo possível. Em seguida, misture esse sumo com o mel e leve ao lume. Deixe ferver até que a mistura fique grossa, semelhante a um xarope.
As crianças devem tomar 1 c. (sopa) do xarope 3 vezes ao dia. Para os adultos, recomenda-se 2 c. (sopa) também 3 vezes ao dia.
Remédio para a Gripe
Ingredientes
1 cenoura
1 limão
2 c. (sopa) de açúcar
1 c. (chá) de mel
Comece por cortar a cenoura às rodelas e coloque num recipiente de vidro. Cubra com o açúcar, para potencializar o efeito do remédio devem ser adicionadas 4 gotas de limão e o mel. Coloque o recipiente ao ar livre para repousar durante alguns minutos e está pronto para ser consumido.
O indivíduo com gripe deve tomar 2 colheres do xarope de cenoura ao dia. A cenoura possui propriedades que combatem as gripes e os resfriados, diminuindo os sintomas como a tosse e o congestionamento das vias respiratórias, porém o xarope de cenoura deve ser tomado com precaução e é contra-indicado para indivíduos com diabetes.
Cenouras em Conserva
Ingredientes
500 g de cenouras
Água
½ c. (sopa) de sal
1 chávena (chá) de vinagre
Comece por cozer as cenouras por aproximadamente 20 minutos. Entretanto, escalde o boião onde as vai colocar. Dentro do recipiente coloque o vinagre e o sal, depois as cenouras e complete com água fervente. Feche bem e pode deixar repousar cerca de um mês.
Sumo de Cenoura para Emagrecer
Ingredientes
1 cenoura média
200 ml de sumo de maracujá ou de laranja
Para preparar este remédio caseiro descasque a cenoura, corte-a às rodelas e transfira para a liquidificadora. Acrescente o sumo de maracujá (ou laranja), que não deve ser concentrado, mas natural e retirado da própria fruta. Bata bem, adicione algumas gotas de adoçante e o sumo está pronto a beber. Deve ser consumido três vezes por semana.
A cenoura é muito importante para manter uma boa saúde, pois o seu efeito tónico e depurativo sobre o fígado ajuda-p a eliminar o excesso de bílis e de gordura, diminuindo os níveis de colesterol e ajudando a emagrecer.
Remédio Contra o Colesterol
Ingredientes
3 cenouras médias
2 maçãs
½ beterraba pequena
Água q.b.
Bata os ingredientes na liquidificadora e coe antes de tomar.
A cenoura é um ótimo remédio caseiro para o sangue porque não tem gordura e tem fibras que ajudam a combater o colesterol alto no sangue, além disso, a cenoura também tem um baixo índice glicémico, ajudando a controlar o açúcar no sangue e, assim, ajuda a combater a diabetes.
Sumo de Cenoura e Couve para Fortalecer os Ossos
Ingredientes
2 cenouras
3 folhas de couve
1 haste de aipo
1 punhado pequeno de coentros
Lave bem todos os ingredientes, corte-os todos aos pedaços pequenos e transfira para a centrifugadora para reduzi-los a sumo. O sumo deve ser bebido pelo menos 2 vezes ao dia.
Este sumo é excelente para atletas que precisam de mais preparo físico para as suas tarefas diárias, pois com os ossos fortes esses indivíduos correm menos riscos de terem contusões ou outros problemas. Este remédio caseiro previne ainda doenças como reumatismos, artrites e artroses.