A alface é uma planta rica em nutrientes e clorofila; e tem a função de alcalinizar e desintoxicar — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).
A alface, como a maior parte dos vegetais folhosos, é rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal. Uma dessas fibras é a pectina, uma fibra solúvel considerada poderosa. Ela forma um gel que, quando em contato com a água do bolo alimentar, permite que a glicose seja liberada mais lentamente, evitando picos elevados na glicemia do sangue. Isso é bom não só para prevenir e controlar diabetes do tipo 2, mas também para impedir a sensação de satisfação rápida e superficial causada pelo açúcar.
A comum alface, tão habitual nas nossas saladas, também tem bons conteúdos nutritivos que ajudam a sentir-se melhor. Mesmo assim, nada como incorporá-las à sua dieta alimentar diária. Poucas calorias, muita água, escassos hidratos de carbono e boa presença de folatos são as suas qualidades principais.
Rica em provitamina A e vitaminas C e E, contém excelentes proporções de ferro, potássio, magnésio, entre outros minerais. Existem diferenças entre as variedades de alface, mas a romana cultivada ao ar livre costuma ser uma das melhores.
Consumi-la é uma das melhores soluções vegetais para combater a insónia. As folhas da alface têm, propriedades sedativas, por isso são indicados para reduzir o excesso de nervosismo ou ansiedade. Além disso, devido a esta caraterística, a alface pode ser usada para tratar a insónia ou dificuldade para dormir. Por isso, se tiver problemas para dormir, nada melhor que começar a fazer infusões de alface contra esse problema.
Entre outras qualidades que tem este vegetal, é muito saudável para a menstruação dolorosa (também pelas suas propriedades tranquilizantes). Também é muito boa para a vesícula biliar e até contra a melancolia.
As suas tenras folhas são diuréticas, estimulando a remoção de fluidos a partir do corpo. Por este motivo, a alface é útil no tratamento de doenças, tais como cistite, nefrite, infeções urinárias. A ingestão regular de alface ajuda a evitar a formação de pedras nos rins.
A planta alface tem propriedades carminativas, pois ajuda a eliminar os gases acumulados no trato digestivo, devido a esta propriedade é recomendada se sofrer de inchaço ou flatulência.
A alface ajuda a melhorar a circulação do sangue, portanto, o seu consumo regular contribuiria para prevenir o risco de aterosclerose, também ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Devido às suas propriedades expetorantes, é adequada para o tratamento de doenças respiratórias. Por esta mesma razão, a alface pode ser usada para reduzir a tosse.
As folhas desta planta têm propriedades emenagogas, o que é muito útil para as mulheres com períodos dolorosos. A planta da alface tem propriedades analgésicas, de modo que pode ser usado externamente para reduzir a dor causada por impactos ou torções. E ainda por cima, este vegetal tem propriedades que são utilizados para limpar e cuidar da pele. Com as folhas desta planta pode fazer uma máscara para tratar a acne.
Chá de Alface
Para reduzir a gordura no fígado: Faça infusão de 80g de alface num litro de água. Beba de 2 a 3 chávenas de chá por dia.
Para tratamento da hipertensão: Prepare o chá por infusão e beba até 2 chávenas por dia.
Para quem sofre de insónia: Coloque uma folha de alface fresca e algumas cascas de maçã numa chávena de água (fervente) e deixe por alguns minutos, até que amorne. Adoce a gosto e beba uma chávena antes de se deitar.
Contra dor de estômago
Ingredientes
80 g de alface
1 litro de água
Para preparar este chá para a dor de estômago, junte os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Deixe descansar devidamente tapado, por 10 minutos. Coe e beba este chá 4 vezes por dia, em jejum e entre as refeições.
Um óptimo remédio caseiro para a dor de estômago é comer folhas de alface. No entanto, se os sintomas persistirem é importante marcar uma consulta com um gastroenterologista.
Sumo de Alface contra Queda de cabelo
Ingredientes
500 g de folhas de alface verde-escuro
2 copos de água
Coloque os ingredientes numa liquidificadora e bata tudo até obter um líquido homogéneo sem pedaços. Para que o sumo tenha a melhor qualidade, tenha cuidado na escolha nas folhas de alface. Opte pelas mais verdes, frescas e firmes, e com uma cor verde escuro. É normal que o sumo tenha um sabor algo amargo. Dessa forma, para que seja mais fácil para si bebê-lo, dilua com um pouco de água, ou misture com sumo de fruta ao seu gosto. A queda de cabelo, normalmente causada por uma predisposição genética, pode ser também provocada por fatores externos, como o uso abusivo de químicos nas pinturas e permanentes, e ainda, uma alimentação deficiente ou o uso de produtos não adequados ao seu cabelo.
Compressa de Alface para Varizes
Ingredientes
5 folhas de alface
Aqueça as folhas de alface no vapor de água quente. Aplique no local afetado deixando agir por 15 minutos. Findo o tempo, lave o local com água corrente em abundância.
Contra Angina
Ingredientes
60 g de talos de alface
1 litro de água.
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por alguns minutos. Tape, espere ficar morno, coe e beba uma chávena. ode tomar até quatro chávenas deste chá por dia. A dor no peito é um indicativo de que a circulação sanguínea dentro dos vasos do coração do indivíduo não está adequada. Quando o sangue não chega em quantidade suficiente ao músculo cardíaco, o oxigénio transportado em quantidades pequenas para a manutenção do trabalho cardíaco, acaba por gerar a dor no peito.
Remédio contra a Acne
Ingredientes
3 folhas de alface
1 copo com água
Coloque as folhas de alface no copo com água, e vá amassando as folhas para que elas soltem as suas propriedades na água. Depois use essa água para lavar o seu rosto. Aplique os pedaços de alface meio amassados, sobre o seu rosto e deixe por 30 minutos e depois, lave o rosto com água fria. Faça todos os dias, que rapidamente perceberá os resultados. A acne é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros.