As folhas de orégão, secas ou frescas, são bastante utilizadas nos pratos mediterrâneos pelo sabor que concedem aos cozinhados. Apesar de a erva ser bastante aromática, as folhas secas têm um sabor mais apelativo. Saiba ainda que deve ser adicionado ao prato depois de pronto, porque perde os benefícios terapêuticos durante o cozimento.
O aromático orégão (Oreganum vulgare), muito usado como tempero na nossa culinária, tem propriedades medicinais poderosas que nem sempre são consideradas por quem o utiliza. Além do sabor e do aroma que dá a diversos pratos culinários, sendo usadas as suas folhas frescas ou secas, este tempero também pode ser usado como um chá, preparado por infusão das suas folhas, que serve para tratar vários incómodos.
Rico em ácido fenólico e flavonoides, o orégão é um antioxidante natural. Tem, ainda, propriedades antimicrobianas que afastam as bactérias e patogénicos presentes nos alimentos, ajudando a preservá-los.
Os benefícios de saúde do óleo essencial de orégãos podem ser atribuídos às suas propriedades anti-virais, anti-bacterianas, anti-fúngicas, anti-oxidantes, anti-parasitárias, anti-inflamatórias, digestivas, anti-alérgicas e emenagogas.
Os orégãos contêm um óleo essencial, ácidos gordos com propriedades antioxidantes, antibióticas, antivirais e imunoestimulantes e ácido rosmarínico, com forte ação antioxidante. De entre todos os seus constituintes fitoquímicos, destaca-se o carvacrol (uma das substâncias mais importantes em Fitoterapia), pelas suas propriedades antitumorais, anticancerígenas, analgésicas, anti-inflamatórias, hepatoprotectoras e antiplaquetárias.
Esta planta é eficaz contra bactérias como as salmonelas (Salmonella typhimurium), Escherichia coli e Staphylococcus aureus, sendo por isso muito eficaz como antibiótico no tratamento de gastroenterites, infeções
urinárias e pneumonias.
Além disto, o orégão é antifúngico. Vírus, bactérias, fungos e protozoários são os quatro agentes que são responsáveis ??por todos os tipos de doenças transmissíveis e infecciosas. Destes, os fungos são responsáveis ??por algumas das infecções internas e externas mais temidas e fatais. Muitas infecções cutâneas também são causadas por estes fungos. O óleo de orégãos, se usado regularmente, interna ou externamente, pode proteger-nos de forma eficaz contra estas infecções fúngicas. Paralelamente, o óleo de orégão tem propriedade sedativa. A alergia é uma hiper-reação do corpo aos estímulos externos. O óleo de orégãos, sendo sedativo por natureza, acalma esta hiper-sensibilidade e, portanto, alivia as alergias.
Receita de molho de Orégãos
Ingredientes
4 c. (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
1 c. (sopa) de orégãos em folha
250 de tomate, sem pele e picado
Sal e pimenta q.b.
Numa frigideira, ponha o azeite e refogue os dentes de alho, junte os orégãos e o tomate. Tempere com sal e pimenta. Tape e deixe cozinhar em lume brando durante 12 minutos. Verta este molho sobre a sua massa cozida preferida. Termine polvilhando com mais orégãos em folha.