É sabido que a água provoca no organismo respostas que vão desde o relaxamento físico e psíquico até ao reequilíbrio do sistema nervoso e das atividades orgânicas num todo.
Basta acrescentar ingredientes como sais, óleos essenciais ou ervas aromáticas e os seus benefícios duplicam.
Os banhos ajudam a reverter os efeitos da ansiedade e fadiga, além de auxiliarem a ativar a circulação sanguínea e linfática. Portanto, do que está à espera para se auto proporcionar um banho terapêutico que vai conferir-lhe um grande bem-estar? Nós damos-lhe uma ajuda.
Banho revigorante
Ingredientes:
-
2 c. (chá) de folhas de louro picadas
-
1 c. (chá) de alecrim picado
-
5 gotas de óleo essencial de capim-limão
-
2 chávenas de água
Preparação
Faça a infusão das ervas, colocando-as num bule de chá. Tape e deixe descansar por 10 minutos. Encha a banheira, de modo que a água fique até a altura do peito. Depois, despeje a infusão de ervas e o óleo essencial. Fique imerso na mistura de 15 a 20 minutos.
Banho relaxante
Ingredientes:
Preparação
Misture todos os ingredientes e adicione o preparado à água quente da banheira. Esta combinação é excelente para relaxar, restaurar a energia do corpo e equilibrar as emoções e a mente.
Banho calmante
Ingredientes:
Preparação
Prepare uma infusão com todos os ingredientes e água. Depois de ferver, reserve tapado durante 10 minutos. Adicione este preparado ao seu banho de imersão.
Sabia que?
Imergir o corpo numa banheira pode ajudar a aliviar o cansaço, o stress, as dores musculares e as tensões que acumulamos ao longo do dia.
Tome nota de alguns banhos que seguem os princípios da aromaterapia e que podem fazer verdadeiros “milagres” pelo seu bem-estar físico e emocional:
Afrodisíaco: Sândalo, gengibre, hortelã pimenta e segurelha.
Pulmões: Eucalipto, lavanda, pinheiro, copaíba e hissopo.
Dores reumáticas e musculares: Bétula, pinheiro, alecrim, sassafrás.
Ansiedade: Artemísia, folha de laranja, manjerona e néroli.
Banho de Ylang lang: também conhecido por flor das flores – ou a flor do amor - é uma alga de origem asiática, altamente estimulante. Ao entrar em contato com o organismo liberta rapidamente adrenalina.
Sabia que?
A tradição dos banhos é antiga. Os primeiros registos datam de 3000 a.C. no antigo Egito. Os egípcios acreditavam que, além de limpar o corpo, a água lavava a alma, curava doenças e revigorava o espírito. Outras civilizações antigas, como os gregos e romanos, adotaram a prática dos banhos não só como um simples ato de lavar-se, mas também como um ritual de purificação.
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]
|