Muitas pessoas adoram ver a sua pele morena e, para otimizar resultados, optam por recorrer aos autobronzeadores, que criam um efeito escurecido sem ser necessária qualquer exposição ao sol. Mas há quem tenha algumas dúvidas, nomeadamente se é prejudicial usar autobronzeadores durante a exposição solar e se podem ser usados no rosto. Há também que distinguir entre produtos autobronzeadores, bronzeadores ou prolongadores de bronzeado, e solários, pois funcionam de formas bastante distintas. Esclareça as dúvidas!
Os autobronzeadores são produtos que, devido à sua composição, interagem com a queratina da pele e assim criam um efeito bronzeado, sem que haja qualquer exposição ao sol. Também há quem os use na praia, para obter resultados mais rápidos ou para começar a época balnear com algum avanço no que diz respeito ao tom dourado da pele.
Os autobronzeadores não são prejudiciais e são até benéficos na medida em que, dependendo da sua composição, são nutritivos para a pele e, sobretudo, porque podem ser usados para evitar a exposição prolongada ao sol. Se gosta de ter a pele muito bronzeada, considere recorrer ao uso deste produto para minimizar os danos que a exposição solar provoca, já que, essa sim, é altamente prejudicial para a saúde, causando o aceleramento do envelhecimento da pele e podendo originar problemas graves de saúde. Tenha em conta, porém, que é indispensável usar protetor solar, mesmo que esteja a usar um autobronzeador, já que este não contém qualquer tipo de filtro contra os raios UV.
O ingrediente principal dos autobronzeadores é a DHA (di-hidroxiacetona), um aminoácido (açucar) que atua apenas sobre a camada exterior da pele. À medida que as células se regeneram e esta camada é substituída o efeito vai desaparecendo, a menos que seja reposto. Apenas é contra-indicado para pessoas que tenham alergia a algum dos seus componentes. Para obter melhores resultados é conveniente exfoliar ligeiramente a pele antes de aplicar o produto. O autobronzeador leva algum tempo a criar o efeito desejado, pelo que deverá contar com cerca de 8 horas de tempo total de atuação, evitando o contacto com a água e atividades que o façam transpirar durante 4 horas após aplicar o produto. Evite vestir-se até o autobronzeador secar sobre a pele (cerca de 20 minutos) e opte por usar roupas mais escuras e mais largas, pois pode manchar enquanto não seca totalmente. Para obter um tom mais homogéneo e não se preocupar com possíveis manchas, limpe a pele com um pano embebido em água morna depois da absorção total do produto. A pele terá adquirido já o tom pretendido e ficará uniforme, sem manchar a roupa. É necessário usar produtos específicos para remover o autobronzeador, pois ele não sai com a água, o que significa que, se estiver na praia ou na piscina, não tem de se preocupar a este nível. Para otimizar resultados lembre-se também que é essencial manter a pele sempre bem hidratada, aplicando um creme hidratante todos os dias. Ajuste o tom pretendido através das várias aplicações, respeitando o tempo necessário entre elas, conforme as instruções que constam na embalagem do produto que escolheu. É aconselhável usar luvas próprias para aplicação de autobronzeadores, conseguindo espalhar o produto de forma mais uniforme e sem manchar as mãos.
Se faz depilação a laser, deve respeitar um período de tempo de 7 a 10 dias antes e depois de cada sessão sem usar autobronzeador, porque a reação química que o autobronzeador provoca na pele pode ser interpretada pelo aparelho de depilação como um aumento de melanina na pele, o que faz com que seja mais difícil detetar o folículo da pele, podendo também causar irritações cutâneas.
Posso usar autobronzeador no rosto?
A pele do rosto é especialmente sensível e, nesse sentido, deve ser protegida de forma ainda mais cuidadosa, usando sempre proteção solar elevada e adequada a esta parte do corpo. O uso de autobronzeadores depende de cada caso, pois há pessoas que tendem a desenvolver mais alergias ou a ter hiperpigmentação no rosto. Evite usar autobronzeador em excesso, aplique apenas uma ou duas camadas e comece por testar numa pequena área de pele (junto à orelha, por exemplo). Em vez de usar autobronzeador no rosto, é aconselhável optar por usar pós bronzeadores de maquilhagem e por bases mais escuras, nunca se esquecendo de usar protetor solar antes de se maquilhar.
Qual é a diferença entre os autobronzeadores e os bronzeadores (intensificadores e prolongadores de bronzeado) e os solários?
São produtos completamente diferentes! Os bronzeadores, ou prolongadores e intensificadores de bronzeado, são concebidos para estimular a produção de melanina, a barreira natural que a pele cria como defesa contra os raios UV. É imprecindível usar protetor solar com um grau mínimo de proteção de 30, devendo esperar 15 minutos após usar o protetor solar antes de aplicar o intensificador de bronzeado, e repetir a aplicação de protetor solar enquanto estiver ao sol. Muitos bronzeadores têm já filtros de proteção solar integrados na sua composição, devendo optar por estes, e deve procurar evitar os que contêm parafina, que é mais nociva.
No caso dos solários, a pele é exposta diretamente aos raios UV para estimular a produção de melanina. Este método é altamente prejudicial pois equivale a uma exposição solar intensa sem proteção, devendo ter cuidados redobrados, nomeadamente o uso de cremes concebidos para usar durante as sessões de solário, respeitar o tempo de cada sessão, proteger os olhos e os lábios e ter consciência dos riscos que corre ao optar por este método.