O estilo de vida agitado e uma alimentação pouco saudável contribuem para que muitas pessoas possam sofrer de anemia, uma condição que afeta a qualidade do sangue e que pode surgir em diferentes alturas da vida, como em períodos de maior stresse ou na gravidez. A anemia causa cansaço e perda de apetite, podendo conduzir a outras doenças graves. Aprenda a fortalecer o seu sangue, tendo mais saúde e resistência.
Pode ser causada por diversos fatores, nomeadamente por hereditariedade ou por doenças autoimunes, mas a anemia é sobretudo causada pela deficiência de nutrientes causada por uma má alimentação ou por níveis elevados de stresse. Define-se como a carência de hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos do sangue, que transporta o oxigénio aos diferentes órgãos do corpo. Porque a oxigenação é vital ao organismo, se ela não é operada corretamente a pessoa sente cansaço, tonturas, perda de apetite, e algumas funções podem ser afetadas.
Uma das formas mais diretas de combater a anemia – que, quando diagnosticada, precisa de ser acompanhada e tratada pelo médico, até porque existem diferentes tipos de anemia – consiste em aumentar o consumo diário de alimentos ricos em Ferro, porque este nutriente é essencial para que o organismo consiga produzir hemoglobina.
Alimentos ricos em Ferro:
- Carne vermelha – deve ser consumida 2 a 3 vezes por semana, se não houver nenhuma restrição médica em contrário. A carne branca também contém Ferro, mas em menor quantidade, podendo alternar o consumo entre carne vermelha e carne branca.
- Fígado – o fígado é uma parte específica do corpo dos animais que é rico em Ferro e em vitamina B12, sendo especialmente aconselhado para quem tem anemia. Deve ser consumido com moderação. Os rins e o coração de galinha também são ricos em Ferro.
- Legumes de folhas escuras – couve, espinafres, rúcula e salsa são legumes especialmente ricos em Ferro, contendo também Cálcio, que o ajuda a fixar.
- Beterraba – É muito rica em Ferro, e pode ser consumida cozida, em sumos, batidos, sopas, ou como acompanhamento.
- Pão integral – o pão integral e o pão de cevada também contêm Ferro, sendo mais saudáveis para quem tem anemia do que o pão branco.
- Feijão preto – também é rico em Ferro, devendo ser acompanhado, na refeição em que é consumido, por alimentos ricos em vitamina C, para que o Ferro seja bem absorvido.
Para além do consumo de alimentos ricos em Ferro, também é essencial que haja consumo de alimentos ricos em vitamina C, de preferência em conjunto com os alimentos que fornecem Ferro.
Alimentos ricos em vitamina C:
- Citrinos: laranja, limão, tangerina, toranja
- Brócolos
- Morangos
- Kiwis
- Abacaxi
- Maracujá
- Papaia
- Romã
- Caju
O Ferro não é o único nutriente cuja carência causa anemia. Também a vitamina B12 e o Ácido Fólico são essenciais para a evitar.
Alimentos ricos em vitamina B12:
- fígado
- ovos
- marisco
- ostras
Alimentos ricos em Ácido Fólico:
- Brócolos
- Espargos
- Couve-de-bruxelas cozidas
- Couve
- Legumes de folhas verdes escuras
- Beterraba crua
- Caju, noz, avelã
- Levedura de cerveja
- Feijão preto
- Espinafre cozido
- Sementes de girassol
Para além de aumentar o consumo de alimentos ricos em Ferro, vitamina C, vitamina B12 e Ácido Fólico, importa também saber que alimentos deve evitar ou consumir de forma mais moderada.
A cafeína e o álcool dificultam a absorção de Ferro pelo organismo, devendo ser evitados.
O Cálcio também faz com que esta absorção se faça de forma mais debilitada, pelo que em casos de anemia deve evitar o consumo de alimentos ricos em Cálcio quando consome alimentos ricos em Ferro (opte por ingerir alimentos ricos em Cálcio noutras refeições e de forma mais moderada).