Também denominada Ácido Ascórbico, esta vitamina é hidrossolúvel, o que significa que o seu organismo utiliza a quantidade necessária ao seu bom funcionamento e elimina o excedente. É essencial aos seres humanos, age como antioxidante nutrindo as células e protegendo-as de danos causados pelos agentes oxidantes. Aliás, o Ácido Ascórbico é o antioxidante mais eficaz presente na corrente sanguínea e pode ser importante na proteção de doenças causadas pelo stress, como a enxaqueca, ou problemas de circulação, como o aparecimento de varizes.
Função: É essencial para a produção de colagénio, que é uma substância intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. Ajuda a manter a saúde dos dentes e gengivas, auxilia na absorção do ferro fornecido pelos alimentos e é necessária para a síntese dos ácidos biliares.
Fontes: A Vitamina C pode ser fornecida por citrinos (laranja, tangerina, limão), groselhas pretas, pimentão-doce, salsa, couve-flor, batata, batata-doce, brócolos, couve-de-bruxelas, morangos e manga.
Carência: A carência desta vitamina no organismo é a avitaminose mais conhecida por escorbuto; os indivíduos que padecem desta doença apresentam os seguintes sintomas: hemorragias nas gengivas, tumefação purulenta das gengivas, dores nas articulações, feridas que demoram a cicatrizar e desestabilização dentária.
História: O escorbuto é uma das doenças antigas mais conhecidas na história da humanidade. No Antigo Testamento, nos papiros de Ebers e na escrita de Plínio, são reveladas evidências da sua existência. Durante a Idade Média, o escorbuto tornou-se uma doença endémica no Norte da Europa e, no final do século XVII, tornou-se um problema grave entre os marinheiros nas longas viagens de exploração. No ano de 400 a. C., Hipócrates descreveu os sintomas desta patologia.
Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a manutenção da boa saúde e evitar doenças. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico ou farmacêutico.
Conteúdo do livro “Guia para uma alimentação saudável”, Bliss-Repger, 2013.