Também denominada de Cobalamina, é uma vitamina essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. Juntamente com o ácido fólico, atua na formação de células sanguíneas, dos eritrócitos e da timidina, que é um componente do ADN celular. A Cobalamina é necessária na prevenção da anemia, para a absorção dos alimentos, para a síntese de proteínas e para o metabolismo de hidratos de carbono e lípidos. É ainda essencial para o funcionamento das células, principalmente no trato gastrointestinal, na medula óssea e no tecido nervoso.
Função: A Vitamina B12 tem como principais funções a formação de glóbulos vermelhos. Também ajuda no revestimento das células nervosas e é essencial na prevenção de certas formas de anemia e distúrbios neurológicos. Auxilia no metabolismo de gorduras e hidratos de carbono e é imprescindível para um crescimento saudável.
Fontes: É fornecida principalmente por produtos de origem animal, como peixe, carne, ovos, queijo e leite.
Carência: Os sintomas iniciais da carência desta vitamina incluem dificuldade de concentração e de memória e formigueiro nas pernas. Pode igualmente provocar anemia megaloblástica ou perniciosa devido à hiperatividade da medula óssea e aparecimento de glóbulos anormais no sangue. Os vegetarianos apresentam um maior risco de desenvolver algum tipo de problema devido à deficiência desta vitamina, já que esta é apenas encontrada em alimentos de origem animal. Contudo, também existem distúrbios hereditários que bloqueiam o transporte ou atividade desta vitamina, levando o indivíduo a desenvolver anemia.
História: A deficiência de Vitamina B12 causa anemia perniciosa, uma doença anémica de origem desconhecida que, quando foi descrita pela primeira vez na medicina, era geralmente fatal. A cura desta doença e a Vitamina B12 firam descobertas por mero acidente quando o médico norte-americano George Whipple apurou que a ingestão de grandes quantidades de fígado curava esse tipo específico de anemia, decorria o ano de 1920.
Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a manutenção da boa saúde e evitar doenças. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico ou farmacêutico.
Conteúdo extraído do livro “Guia para uma alimentação saudável”, Bliss-Repger, 2013.