Há inúmeras causas para as dores musculares, que podem surgir como consequência de esforços físicos, quedas, acidentes, má postura e, até mesmo, associadas ao envelhecimento e ao enfraquecimento dos ossos e dos músculos. Saiba que a sua alimentação pode ser uma ajuda essencial para evitar ou atenuar dores nos músculos e articulações e conheça alimentos que o ajudam a recuperar mais depressa.
Fazer uma alimentação equilibrada é essencial para manter a boa forma e, nos casos em que sente dores, a escolha de alimentos adequados à regeneração dos tecidos pode ser um fator-chave para se restabelecer mais depressa.
Essencialmente, deve incluir na sua dieta mais alimentos que contribuem para a regeneração dos músculos, alimentos que ajudam a combater a fadiga e alimentos ricos em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
- Peixes de águas frias, como salmão, atum, sardinha e anchova. Ricos em Omega 3, que é fundamental para o fortalecimento muscular, ajudam a combater as inflamações.
- Legumes de folhas verdes, como agrião, couve, brócolos, espinafre, acelga, alface, rúcula. São ricos em sais minerais essenciais como Cálcio, Magnésio, Fósforo e Potássio, e ajudam a combater doenças dos ossos, como a osteoporose, e do sangue, como a anemia, o que também contribui para a regeneração dos músculos. A couve e os brócolos são particularmente benéficos, já que contêm sulforafano, uma substância que ajuda a recuperar dos danos nas articulações.
- Laranja, limão, tangerina. Os citrinos contêm uma substância, a hesperidina, que ajuda a restabelecer os tecidos que sofreram danos.
- Carne. Os aminoácidos contidos na carne ajudam os músculos a recuperar de uma lesão, fortalecendo-os.
- Banana, aveia e arroz integral. Por serem ricos em vitaminas do complexo B, têm uma boa capacidade anti-inflamatória e ajudam a atenuar as dores.
- Cebola, alho e maçã. Contêm quercetina, um antioxidante natural que ajuda a melhorar a saúde das articulações e alivia as inflamações.
- Morango, framboesa, amora, abacaxi, papaia, abacate. Todos estes frutos contêm nutrientes que auxiliam na reparação de tecidos do corpo e protegem as células, combatendo as inflamações.
- Frutos secos como amêndoa, caju, amendoim, avelã, castanha do Maranhão, noz e sementes como linhaça, chia, sementes de abóbora e de girassol. São fonte de Cálcio, Magnésio e vitamina B, que protegem os ossos e as articulações e, no caso das sementes, contêm também vitamina E, que tem poder antioxidante e protege as células e os tecidos. As sementes de chia e de linhaça também contêm Omega 3, que ajuda a combater as inflamações.