O seu carrinho está vazio!

7 dicas que ajudam a ter unhas mais fortes

8 de Agosto, 2022

Longe vai o tempo em que só as mulheres procuravam ter uma manicure cuidada. As mãos estão visíveis durante todo o ano, dependemos delas para as mais variadas tarefas do dia-a-dia, e ter unhas bonitas e saudáveis influencia a impressão que causamos nos outros. Para além disso, as unhas são também reveladoras do estado da nossa saúde em geral. Tome nota destas 7 dicas que ajudam a ter unhas mais fortes e melhorar o funcionamento do seu organismo!

Ter unhas fracas e quebradiças pode indicar que está a fazer uma alimentação com falta de vitaminas e nutrientes essenciais, e pode também alertar para a possível existência de problemas de saúde, como anemia, problemas na tiroide ou dermatológicos. A tendência para roer as unhas pode surgir como manifestação de um estado de stresse e ansiedade, sendo um sinal de alerta para um problema de saúde que precisa de ser acompanhado por um especialista. O estado de saúde das unhas é, pois, um importante indício de como se encontra o seu organismo, pelo que deve procurar ajuda médica caso detete uma anomalia prolongada, como unhas que se quebram recorrentemente, por exemplo.

Para além de vigiar a sua saúde em geral, aprenda também 7 dicas que ajudam a manter as unhas mais fortes:

1 – Use luvas quando estiver em contacto com produtos de limpeza

Uma das principais causas para a danificação das unhas tem a ver com o uso de produtos de limpeza doméstica, os quais integram componentes bastante abrasivos, danificando as unhas e impedindo-as de crescer saudáveis. Use luvas sempre que estiver a utilizá-los, escolhendo, de preferência, luvas com reforço nas extremidades dos dedos.

2 – Aumente o consumo de vitaminas

Uma alimentação equilibrada é fundamental para ter saúde em geral e, no caso das unhas, elas precisam especialmente de proteínas, de vitaminas como A5, B5, B6, C e D, e sais minerais como Ferro, Cálcio, Zinco e Selénio. Assegure-se que faz uma dieta rica em alimentos como ovos, leite, peixe, carne, frutos como maçã, laranja, manga, banana, e legumes, nomeadamente de folhas verde-escuras, cenoura, cebola, pepino e abóbora. A biotina, presente na banana, espinafre, fígado, ovos e soja, é outro nutriente essencial à saúde das unhas. Se surgirem manchas brancas nas unhas, aumente o consumo de vitamina B3, que encontra no leite, abacate, tomate, e nos frutos secos.

3 – Manter as mãos hidratadas

A pele das mãos é facilmente negligenciada, mas ela requer tantos ou ainda mais cuidados que o resto do corpo, por estar mais exposta durante o ano inteiro. Assim, é essencial usar protetor solar nas mãos e, para além disso, aplicar diariamente um creme hidratante que tenha uma fórmula específica para o cuidado e fortalecimento das unhas. O uso de álcool gel, que se tornou frequente no nosso dia-a-dia, também tende a ressequir e enfraquecer as unhas, o que faz com que seja ainda mais importante repor a hidratação da pele, com o uso de um creme adequado.

Dica extra: Antes de ir dormir, mergulhe as pontas dos dedos numa taça com azeite e deixe atuar durante 15 a 30 minutos. Ao fim desse tempo, limpe os dedos com papel absorvente. O alto poder de hidratação e nutrição do azeite contribui para potenciar a hidratação das unhas, melhorando a sua saúde.

4 – Usar base fortalecedora

Se as unhas tiverem tendência para ser quebradiças, a aplicação de uma base transparente fortalecedora pode ser essencial para ajudar a restabelecer a sua firmeza, ao mesmo tempo que há bases específicas para o tratamento de problemas causados por fungos. A base também ajuda a combater a tendência para roer as unhas, no caso de pessoas com esse hábito nocivo.

Dica extra: se usa uma base de verniz normal, ou seja, que não visa o tratamento específico de uma situação, destinando-se apenas a proteger as unhas, coloque 6 cravinhos-da-Índia dentro do frasco e deixe atuar por um dia. ao fim desse tempo a base estará mais forte, pois o cravinho-da-Índia tem propriedades antifúngicas e antissépticas e é rico em vitaminas, ajudando a preservar a saúde das unhas de forma natural.

5 – Proteger as cutículas

Para além da hidratação das mãos e da proteção da unha em si, também as cutículas merecem especial atenção. A aplicação de produtos próprios para o fortalecimento das cutículas contribui para que a base da unha esteja mais saudável, promovendo assim o seu crescimento e saúde. Há óleos específicos para esse efeito, mas, como mezinha caseira, o óleo de jojoba pode ser usado com este fim. Não tire as cutículas, pois elas ajudam a evitar a entrada de fungos e bactérias.

6 – Usar produtos hipoalergénicos

No caso de pessoas que pintam as unhas, devem dar preferência a vernizes e materiais hipoalergénicos e, ao removê-los, evitar os produtos com acetona, que tende a ressecar as unhas. Há removedores concebidos com outros ingredientes, que ajudam a evitar danos e a prolongar a saúde da unha.

7 – Use remédios caseiros

Os remédios naturais ajudam a potencializar as propriedades dos alimentos através da aplicação tópica dos mesmos. Existem alguns remédios naturais que podem ser preparados e que visam o fortalecimento das unhas como, por exemplo, o creme de papaia e ovo:

Junte uma gema de ovo com duas colheres de sopa de papaia e meia colher de sopa de óleo de amêndoas doces, misture bem até obter um preparado homogéneo e aplique sobre as unhas. Deixe repousar por meia hora e, ao fim desse tempo, lave com água corrente.

Voltar |

Posts relacionados

Vitamina A: Essencial para a saúde dos olhos, dentes e pele

25 de Janeiro, 2022 Dicas e receitas

Vitamina A: Essencial para a saúde dos olhos, dentes e pele

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel sob duas formas principais na natureza: o retinol, o qual s...

Ler mais

Tome nota destas 7 dicas que ajudam a ter unhas mais fortes e melhorar o funcionamento do seu organismo!

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização