Manter o equilibro entre as tarefas do dia a dia e a saúde física e mental pode ser considerado um desafio entre as mulheres nos dias atuais. O bem-estar físico e mental promove qualidade de vida e fortalece a saúde como um todo.
Veja abaixo alguns cuidados a manter para fortalecer a saúde e bem-estar da mulher.
1 – Cuide da sua alimentação
Uma alimentação balanceada é a chave para manter a boa saúde. No caso da mulher, é ainda mais importante ter uma alimentação rica em nutrientes, para afastar as doenças que acometem mais o sexo feminino. Dê prioridade ao consumo de frutas, legumes, grãos integrais (pão integral, flocos de cereais, aveia), verduras, proteínas magras e laticínios magros. Evite frituras, bebidas alcoólicas e o consumo excessivo de sal.
2 – Vá ao médico periodicamente
A saúde da mulher merece cuidados especiais e as visitas periódicas ao médico permite identificar questões relacionadas à saúde e muitas vezes obter o diagnóstico precoce de algumas doenças, permitindo assim que um tratamento seja bem-sucedido. Tire sempre as suas dúvidas com o seu médico.
3 – Faça exercícios físicos
A prática de exercícios físicos ajuda a manter o corpo e mente sãos. A atividade física, além de reduzir o risco de doenças cardíacas, promovem a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e libera hormonas que dão a sensação de bem-estar.
4 – Durma bem
Uma noite bem dormida ajuda o corpo a repor as energias, previne doenças e promove o bom-humor. Tente criar uma rotina de sono e evite alimentos pesados antes de ir para a cama. Ao fim do dia, dê preferência a alimentos que ajudam a dormir melhor (veja aqui).
5 – Tenha um momento só para si
O autocuidado também contribui para a saúde física e mental. Tenha um tempo só para si para que possa relaxar e praticar o autoconhecimento. Faça uma massagem, tenha um dia em um spa ou cuide da sua aparência física. Esses pequenos cuidados aliviam o estresse do dia-a-dia e promovem o bem-estar.
6 – Dê atenção à saúde mental
Ter uma boa saúde mental é sentir-se bem consigo e com os outros, além de ter uma atitude positiva diante dos acontecimentos. Evitar situações de estresse pode evitar doenças como depressão, ansiedade, vícios, entre outros. Praticar algumas atividades terapêuticas podem ajudar a controlar o estresse e aumentar a qualidade de vida.
7 – Pratique um hobby
Praticar uma atividade que gera prazer contribui para o bem-estar e aumenta a qualidade de vida. Entre os benefícios de ter um hobby é possível destacar o aumento da criatividade, promoção do autoconhecimento e autoestima, motivação e interações interpessoais, a depender do tipo de atividade.