O outono e o tempo frio trazem, muitas vezes, consigo maior risco e contrair gripes, constipações e outras afeções das vias respiratórias. A dor e garganta é um dos sintomas mais comuns destas infeções, provocando desconforto e dor. Conheça 7 técnicas que podem ajudar a aliviá-la!
1 – Poupe a voz
Por mais óbvio que possa parecer-lhe, poupar a voz é a primeira dica para ajudar a minorar a dor. Fale apenas quando e se for necessário. De cada vez que fala, as suas cordas vocais provocam uma vibração na garganta, que já está inflamada, o que acentua a dor.
2 – Beba água e chás
A hidratação é essencial e ajuda a aliviar a dor, contribuindo para amaciar a garganta e relaxar as membranas mucosas. Em muitos casos, a dor de garganta surge devido à desidratação da mesma. A tradicional mezinha caseira de beber leite quente com mel e limão contribui precisamente para suavizar as membranas irritadas, aliviando a dor (ao mesmo tempo que o limão ajuda a fortalecer o sistema imunitário, ajudando o organismo a combater a infeção). As bebidas quentes (sem queimar!) contribuem para o relaxamento das mucosas, mas beber água à temperatura ambiente ou morna é também essencial para hidratar a garganta.
3 – Gargarejar com água morna
Uma forma eficaz de combater a infeção consiste em desinfetar a garganta – para além de, obviamente, dever fazê-lo através da medicação prescrita pelo médico ou farmacêutico, ajuda muito se também o fizer através de métodos naturais. O sal e o vinagre têm propriedades desinfetantes e antibacterianas, ajudando a combater vírus e bactérias. Misture uma colher de sopa de vinagre, um punhado de sal grosso e o sumo de meio limão numa chávena com água morna. Misture bem e gargareje com esta mistura. Caso não tenha algum destes ingredientes, pode omiti-lo. Gargarejar com água morna, por si só, já ajuda a atenuar a dor.
4 – Aplicar compressas quentes
Molhe uma toalha ou pano com água quente. Torça bem e depois aplique sobre a garganta, devendo estar sentado de forma a que possa reclinar suavemente a garganta, ou deitado de barriga para cima. O calor libertado pela compressa ativa a circulação sanguínea na garganta, ajudando a relaxar os músculos e a combater a infeção.
5 – Evitar o que irrita a garganta
Para além do tabaco, um dos elementos mais agressivos para a garganta e para as vias respiratórias, devendo deixar de fumar e, se o faz, não fumar enquanto tem dores de garganta, também certos alimentos provocam maior irritação. Eles são a pimenta, e também os cereais e o pão torrado que, pela sua natural aspereza, tendem a irritar mais as mucosas.
6 – Reforçar o consumo de alimentos que aumentam a imunidade
Sempre que o corpo está a combater uma infeção ou inflamação é ainda mais importante aumentar o consumo de alimentos como o alho, a cebola, o gengibre, os frutos vermelhos e os citrinos, que aumentam a imunidade. Comer cebola e alho cru, embora seja difícil para muitas pessoas, ajuda a combater as infeções de forma natural, devido às propriedades anti-inflamatórias destes alimentos.
7 – Chá de agrião, de malva ou de tomilho
Alguns alimentos e plantas possuem propriedades medicinais que fazem com que sejam especialmente benéficos, sendo vantajoso utilizá-las aliadas às propriedades calmantes da água quente ou morna. Ao preparar um chá de agrião, malva ou tomilho, o ponto de ebulição da água ajuda a libertar nutrientes que, por sua vez, atuam beneficamente sobre a saúde, fortalecendo as defesas.