No tempo frio e em períodos de maior propagação de vírus as defesas do organismo enfraquecem, deixando-nos mais vulneráveis a infeções. Por isso, convém reforçar o sistema imunitário, aumentando o consumo de alimentos que, pelos nutrientes que os compõem, contribuem para potenciar a nossa capacidade de defesa, ajudando-nos a manter o equilíbrio e a saúde.
1 - Alho e Cebola
Apesar do seu cheiro e sabor fortes, estes alimentos contêm substâncias que ajudam a inibir o desenvolvimento de bactérias e a estimular a produção de enzimas. Para que melhor possam ser colhidos os seus benefícios, devem ser ingeridos crus. São ricos em Selénio, um poderoso antioxidante, em vitamina C, que aumenta as defesas do organismo, e em vitaminas do complexo B. O alho e a cebola ajudam a desobstruir as vias respiratórias. Têm ambos propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antifúngicas, ajudando a combater as gripes, constipações e outras infeções. Para além disso, o alho ajuda a reduzir o muco nos pulmões, ajudando a aliviar a tosse.
2 - Tomate
Rico em licopeno, o tomate ajuda a eliminar os radicais livres do nosso organismo e contém vitamina A, que favorece o sistema imunitário.
Dica: Prepare uma salada de tomate com alho e cebola cortados em rodelas fininhas, regue com um fio de azeite, uma pitada de sal e vinagre.
3 - Alimentos ricos em Ómega 3
Os alimentos como o azeite e o salmão são ricos em Ómega 3 e, por isso, ajudam a aumentar a nossa imunidade e a combater as inflamações.
4 - Alimentos ricos em vitamina C
Os alimentos que são ricos em vitamina C são imprescindíveis numa dieta alimentar equilibrada, ajudando a combater as gripes, constipações e doenças virais. Assegure-se que ingere diariamente alimentos como laranjas, limões, morangos, mangas, kiwis e pimentos.
5 - Alimentos ricos em vitamina A
As cenouras e os brócolos são também bons aliados para a sua saúde, pois são ricos em vitamina A, que ajuda a combater as infeções.
6 - Frutos secos
Os frutos secos, tais como as nozes, as amêndoas, os cajus e afins são ricos em vitamina E e Selénio, que têm um forte poder antioxidante, e por isso ajudam a combater o envelhecimento e a proteger o organismo, ajudando-o a eliminar substâncias tóxicas e a proteger contra os radicais livres.
7 - Óleo de coco, linhaça
O óleo de coco ajuda a fortalecer o sistema imunitário, aumentando as defesas, pois possui uma forte concentração de ácido láurico. Atua como um anti-inflamatório natural e tem capacidade antibacteriana, ajudando a combater gripes, constipações e diversas infeções. A linhaça também contém antioxidantes, sendo uma fonte de proteínas, minerais e vitaminas C, E e do complexo B.