Uma boa noite de sono é crucial para a nossa saúde e o equilíbrio do nosso organismo.
Se passa as “noites em branco”, este guia irá ajudá-lo com dicas e conselhos para conseguir dormir melhor.
A insónia é um dos distúrbios que mais afeta o sono da população mundial. As noites mal dormidas afetam as defesas naturais do organismo e podem levar a outros distúrbios graves, como a depressão. A boa notícia é que pode melhorar as suas noites de sono com algumas alterações nos seus hábitos e na sua dieta.
Saiba quais são os nossos conselhos para dormir melhor todos os dias.
EVITE CONSUMIR ALIMENTOS ESTIMULANTES ANTES DE IR DORMIR
Chocolate, café e álcool são estimulantes e interferem no sono. Evite o seu consumo pelo menos três horas antes de ir dormir.
ALIMENTAÇÃO E EXERCICIO FISICO
Uma alimentação saudável e equilibrada, bem como a prática de exercício físico regular, com caminhadas por exemplo, ajuda bastante. O exercício físico liberta a energia acumulada no organismo, permitindo, desta forma, dormir melhor.
ROTINA DE SONO
Durma entre 7/8 horas, todas as noites. Quando existe uma rotina, o corpo reconhece esse momento como um tempo de descanso e o sono aparece com facilidade. Estabeleça uma hora para se deitar-se e mantenha-a todos os dias.
ESQUEÇA AS PREOCUPAÇÕES
Reserve um período durante o dia para as suas preocupações. Tendo uma altura do dia para se focar nestes assuntos, fará com que estes ocorram com menor frequência enquanto está na cama.
NÃO DURMA SESTAS
Se tem dificuldades em adormecer, evite as sestas durante o dia para que consiga dormir melhor de noite.
ALIMENTOS E PLANTAS QUE PODEM AJUDAR A COMBATER AS INSÓNIAS
Aposte em alimentos que estimulam o sono. Pode, por exemplo, consumir um chá de camomila ou leite com mel. Pode também apostar em alimentos como a alface, couve e o maracujá (passiflora), por exemplo. O chá à base de valeriana também é uma ótima opção.
Sabia que?
A melatonina é uma hormona que o organismo produz naturalmente para dormir melhor. É produzida pela glândula pineal, que se situa no centro do cérebro e tem tendência a reduzir com o avançar da idade. No entanto, pode ser consumida através da suplementação, pois o efeito e muito similar.
|