Os medicamentos muitas vezes são necessários, mas podem ter efeitos secundários quando usados por longos períodos.
Contudo, existem alimentos com propriedades anti-inflamatórias que podem ser verdadeiros aliados na hora de manter a saúde. Conheça alguns.
- Goji berry
É o fruto da planta Lycium barbarum, uma espécie originária das montanhas do Tibete, com muitas propriedades medicinais, rica em aminoácidos e vitaminas. É a maior fonte de carotenoides conhecida na natureza. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, protege os olhos, pode ser usado no tratamento de impotência sexual e atua na prevenção de doenças da próstata.
- Figo
Esta fruta bem docinha muito usada para fazer doces caseiros, tem uma forte ação antioxidante. As suas propriedades anti-inflamatórias também são poderosas e, por isso, têm sido estudadas no tratamento de acne, eczema, úlceras e outras dermatites, e até como anti idade. Também auxilia na prevenção do cancro uma vez que protege contra os radicais livres.
- Manjericão
Além de deixar os pratos bem saborosos, o manjericão também pode melhorar a saúde. É rico em flavonoides, que protegem as células, e protege contra o crescimento de bactérias indesejáveis. Pode ainda aliviar sintomas associados a artrite reumatoide ou a doenças intestinais inflamatórias.
- Gengibre
Esta raiz tuberosa é usada tanto na culinária quanto na medicina. O seu consumo está associado a vários benefícios terapêuticos: ação bactericida, desintoxicante, melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório. O seu poder anti-inflamatório permite que seja usado para combater dores resultantes da artrite, dores musculares, infeções do aparelho respiratório, tosse, asma e bronquite. Também acelera o metabolismo, o que, por sua vez, aumenta a queima de gordura do corpo.
- Salmão
Este peixe é uma das maiores fontes alimentares de ómega 3. A ingestão desta substância está diretamente ligada à ação anti-inflamatória e protetora do coração e sistema circulatório, diminuindo a formação de placas obstrutivas nos vasos sanguíneos.
- Linhaça
Esta semente tem inúmeros benefícios para o coração, intestino e até ajuda na prevenção de alguns tipos de cancro. A linhaça também pode ser uma aliada no processo de emagrecimento. Por ser rica em fibras, o seu consumo aliado a outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que torna a libertação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. Dessa forma, não há picos glicémicos e é preciso utilizar menos insulina, hormona responsável pelo armazenamento de gordura.
Sabia que?
O chá de manjericão pode ajudar nos problemas de indigestão ou pode ser usado de forma tópica para acelerar a cicatrização de feridas.
Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]
|