O seu carrinho está vazio!

5 técnicas para melhorar a expetoração

16 de Fevereiro, 2023

Expulse preconceitos: a expetoração é esteticamente deselegante, mas te um papel ativo no processo de recuperação de doenças do trato respiratório. Conseguir libertar-se do muco onde se encontram impurezas ajuda a que o organismo retome mais depressa ao estado saudável. Conheça 5 técnicas que o ajudam a libertar a expetoração.

O catarro surge como resposta do organismo para impedir a entrada de microrganismos e poeiras nas vias respiratórias e, quando essa proteção falha e surge uma infeção, o muco torna-se mais espesso, como forma de redobrar a segurança. Assim, essas secreções são produzidas por células existentes na nasofaringe, orofaringe e nos pulmões, como forma de criar uma barreira que afaste das vias respiratórias os microrganismos causadores de infeções.

A cor do catarro indicia o tipo de infeção que o organismo está a combater: se for transparente ou esbranquiçado indicia uma infeção ligeira das vias respiratórias, sendo o mais frequente. Uma cor esverdeada ou amarelada denota a presença de neutrófilos, um tipo de células de defesa que produzem uma proteína de cor verde, o que significa que se pode tratar de uma infeção bacteriana. Muco esbranquiçado surge associado a problemas como bronquite, sinusite, doença pulmonar obstrutiva crónica, ou doenças do trato digestivo, nomeadamente alergias ou refluxo.  Secreções escuras denotam a presença de poluentes e ocorrem geralmente em pessoas fumadoras ou que estão expostas a produtos tóxicos ou elevado nível de poluição, os quais entram pelas vias respiratórias. Se tiver um tom rosado pode ser indicador de problemas cardíacos e, se tiver sangue, indica que há uma lesão, sendo estes casos mais graves e devendo ser imediatamente consultado um médico.

Caso a expetoração seja persistente, deve sempre consultar o médico, para poder detetar a infeção e seguir o tratamento adequado para impedir que ela se agrave.

Em situações mais ligeiras, e também como profilaxia complementar, há alguns passos que deve ter em conta:

1 – Beba muitos líquidos, especialmente chás medicinais e água morna.

A água ajuda a dissolver o muco, fazendo com que este possa ser expelido mais facilmente, ao mesmo tempo que acalma a irritação nas vias respiratórias.

2 – Gargarejos com água morna e sal

Dilua uma colher de sopa de sal em 100 ml de água morna e gargareje três vezes ao dia. A água morna e o sal ajudam a dissolver o muco, libertando a expetoração.

3 – Fazer vapores

Inalar o vapor que se liberta da água ajuda também a desobstruir as vias respiratórias e a dissolver o muco. Pode inalar o vapor da água quente, simplesmente, ou ferver algumas rodelas de gengibre ou algumas folhas de eucalipto, cujo poder anti-inflamatório ajuda a combater a infeção das vias respiratórias quando o vapor que se liberta destes chás é inalado.

4 – Xarope de mel com agrião e propólis

Este remédio natural usa as propriedades especiais dos ingredientes que o compõem. Misture uma colher de sopa de mel com uma colher de sopa de folhas e caules de agrião triturados e própolis. Dissolva bem, aquecendo em banho maria para que fique mais líquido. Tome até 3 vezes por dia. Desaconselhado a crianças com menos de 2 anos de idade, grávidas, lactentes e pessoas que sofrem de diabetes.

5 – Óleo essencial de eucalipto

O elevado poder desinfetante do eucalipto faz com que a sua ação nas vias respiratórias facilite a desobstrução das mesmas e favoreça a libertação de muco. Neste caso, deve massajar o peito com algumas gotas de óleo essencial de eucalipto, em movimentos circulares. (NÃO INGERIR).

 

Dica:

É frequente que a tosse e a expetoração se intensifiquem quando a pessoa se deita, uma vez que a posição horizontal faz com que o muco se instale na parte posterior da garganta. Nesse sentido, pode sentir alívio se, antes de se ir deitar, inalar vapores de água ou deitar algumas gotas de soro fisiológico no nariz, permitindo que haja maior libertação de expetoração antes de ir dormir. Pode também elevar a sua almofada, dentro daquilo que lhe for confortável, para que a garganta e as vias respiratórias estejam mais elevadas e o muco possa fluir melhor.

Voltar |

Posts relacionados

Tosse com expetoração? Saiba como aliviar!

21 de Outubro, 2022 Dicas e receitas

Tosse com expetoração? Saiba como aliviar!

A inconstância meteorológica, o rápido arrefecimento que se sucede a dias mais quentes, e o próprio ...

Ler mais

Expulse preconceitos: a expetoração é esteticamente deselegante, mas te um papel ativo no processo de recuperação de doenças do trato respiratório. Conseguir libertar-se do muco onde se encontram impurezas ajuda a que o organismo retome mais depressa ao estado saudável. Conheça 5 técnicas que o ajudam a libertar a expetoração.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização