Para perder peso não basta querer. Existem inúmeras dietas e alguns sacrifícios a serem feitos para levar a bom termo a perda de peso. Paralelamente há muitas dicas que auxiliam nesta tarefa.
Emagrecer de forma saudável evita problemas futuros e deve ser feito com moderação e lentamente. Portanto, o melhor é seguir à risca os conselhos de quem sabe e conseguir um emagrecimento saudável.
Veja abaixo 20 dicas que auxiliam a ter uma dieta de sucesso:
1– Siga um esquema alimentar previamente definido.
2– Pese-se com intervalos regulares.
3– Não vá às compras com fome.
4– Nunca, em hipótese alguma, fique mais de três horas sem comer. Além do seu metabolismo ficar lento, sentirá mais fome e comerá mais na próxima refeição.
5– Dê preferência a alimentos integrais. São mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Apesar de às vezes terem mais calorias do que os refinados, eles proporcionam uma maior saciedade.
6– Beba bastante água. Os nutricionistas recomendam beber, no mínimo, dois litros de água por dia. A água hidrata o corpo elimina as impurezas, ajuda a emagrecer, auxilia na absorção de nutrientes, deixa a pele mais bonita e controla a sociedade.
7– Pratique exercício físico com regularidade. Caminhadas diárias de 30 minutos já são o suficiente para auxiliar na perda de peso.
8– Evite consumir doces e álcool.
9– Não é o suficiente comer alimentos saudáveis e fazer exercícios por apenas algumas semanas, ou até meses, se você quer ter sucesso na dieta. Esses hábitos devem tornar-se um modo de vida. Na verdade, o desafio de emagrecer e manter-se no peso desejado é algo para toda a vida, já que, se consumirmos mais calorias do que queimamos todos os dias, iremos ganhar peso.
10– Desenvolva técnicas para evitar exageros quando comer fora de casa. Por exemplo: quando for a um churrasco, coma bastante salada e pouca carne. Troque a cerveja pelo sumo, etc.
11– Estabeleça objetivos realistas para o seu emagrecimento. Evite a pressa. Analise há quanto tempo da sua vida você carrega os “quilinhos” a mais. Não tenha pressa em se livrar deles – eles já fazem parte da sua vida. De mais a mais, toda a mudança de peso deve ser lenta e contínua.
12– Quando exagerar nas calorias ingeridas, principalmente nos finais de semana, na segunda-feira faça refeições leves ou consuma somente sopas de legumes.
13– Não aceite pressões para que coma mais que o planeado.
14– Procure ingerir hidratos de carbono em todas as refeições, evitando o açúcar refinado. Lembre-se de que as frutas e sumos naturais já possuem o açúcar suficiente para o organismo.
15– Torne apetitosa a alimentação, mesmo com poucas calorias. Alimente-se quando estiver realmente com fome, pois assim apreciará e gostará do prato escolhido mesmo com poucas calorias.
16– Não beba nenhuma bebida, inclusive água, durante as refeições.
17– Coma devagar e mastigue bem a comida, pois a mensagem de saciedade demora 10 minutos para chegar ao cérebro e nas pessoas com excesso de peso este tempo é ainda maior. Comendo depressa irá comer mais do que o necessário e assim irá engordar com certeza.
18– No restaurante, dispense o couvert. Cenoura e pepino em tiras substituem muito bem.
19– Evite tomar café à noite. A cafeina é estimulante e dificulta o sono, facilitando os ataques noturnos ao frigorífico.
20– Peça aos seus amigos e familiares que ajudem nos seus objetivos de manter a linha. Ou seja, quando vai jantar a casa da sua mão, por exemplo, peça-lhe que mesmo que não faça propriamente um prato de dieta, evite fazer comidas muito calóricas.
Dicas extraídas do livro “Fique em forma! – Exercício físico, alimentação saudável, cuidados com o corpo, dicas de saúde”, editado por Bliss-Repger, 2021.