O seu carrinho está vazio!

12 formas para relaxar a mente

25 de Novembro, 2022

Anda mais stressado, nervoso ou deprimido? Não dorme bem? Precisa de se acalmar? Ensinamos-lhe exercícios práticos e simples que funcionam como tranquilizantes naturais e podem fazer verdadeiros “milagres” pela sua estabilidade e paz interior.

 

1 – Respiração  ritmada e profunda

Pode parecer cliché, mas é um facto que respirar fundo ajuda realmente a mente a relaxar. Todos os dias, sempre que estiver stressado ou mais ansioso, experimente fazer exercícios de respiração. Comece por inspirar fundo e devagar, mantendo a boca fechada, prenda a respiração por alguns segundos e então solte o ar levando o dobro do tempo que levou a inspirar. Repita o exercício quatro vezes e vá aumentando os segundos com a prática. Além do relaxamento muscular, a respiração profunda diminui a velocidade dos pensamentos e acalma a frequência cardíaca. Normalmente, no final do exercício, a pessoa sente-se mais descontraída, mas revigorada.

 

2 – Alimentos que relaxam
Determinados alimentos, ricos em selénio, magnésio e triptofano, contêm substâncias que ajudam a diminuir os níveis das hormonas ligadas à ansiedade e à depressão, ao mesmo tempo que aumentam os níveis das hormonas responsáveis pela sensação de calma e bem-estar. Entre eles estão as nozes, castanha-de-caju, cogumelo shitake, atum, bacalhau, chocolate e salmão. Inclua-os no seu cardápio e mantenha-se serena.

 

3 – Praticar meditação

O exercício da meditação acalma a mente. Concentrar-se numa só coisa, num pensamento, numa palavra ou num objeto, ajuda a esvaziar a mente de todos os problemas ou tensões. Pode meditar sentado ou deitado, mantendo os olhos fechados para se concentrar melhor. O importante é que esteja o mais confortável possível. Música calma ou sons da Natureza durante o exercício ajudam a manter o foco. Procure fazê-lo durante, pelo menos, 10 minutos. Os benefícios da meditação para o seu bem-estar, aumento da capacidade de concentração e redução dos níveis de stress serão visíveis. Também traz vantagens para a saúde física, como a diminuição da pressão sanguínea, dos níveis de açúcar e do colesterol.

 

4 – Experimente a aromaterapia

Os aromas de plantas são capazes de provocar uma deliciosa sensação de calma e equilíbrio, além de serem eficazes contra uma série de doenças e de problemas do dia-a-dia. Entre os aromas mais usados para relaxar a mente estão a lavanda, a hortelã e o eucalipto. Pode comprar óleos essenciais que podem ser aplicados diretamente sobre a pele. Por exemplo, esfregar algumas gotas nas têmporas e na parte interna dos pulsos e cotovelos é uma ótima opção. Velas aromáticas podem surtir o mesmo efeito.

 

5 – Estimule o bom humor

Perante uma situação difícil ou uma fase mais tensa, o humor pode ajudar a ver o problema em perspetiva e a dar uma lufada de ar fresco. O “célebre” sentido de humor possibilita recarregar as energias e criar uma atmosfera mais agradável. Mesmo fora das crises, o bom humor cumpre um papel importante e proporciona mais relaxamento à vida. Brinque com algumas situações sem as destituir da seriedade e importância que merecem. Mas não leve a vida tão a sério, saboreie-a e celebre-a.

 

6 – Rodeie-se de amigos

Estar perto de amigos é uma das coisas mais relaxantes que pode existir. Além disso, o sentimento de singularidade que se tem ao perceber que se é muito importante para aquelas pessoas aumenta fortemente a autoestima. Assim sendo, valorize as relações de amizade e reúna-se frequentemente com as pessoas que lhe são queridas. Será meio caminho andado para manter o equilíbrio da sua mente.

 

7 - Em contato com o chão

Deite-se no chão e deixe o peso de todas as partes do corpo ceder. Relaxe cabeça, tronco, braços, pernas, braços, tudo deve simplesmente ceder. A partir daí, role livremente pelo chão, sem qualquer esforço e tentando não contrair nada. Neste exercício, sente-se o acolhimento que a terra dá. Além disso, a união de mobilização e entrega proporciona um relaxamento profundo de todos os músculos. Outra opção é deitar-se nos braços da pessoa amada, sem vergonha ou medo de mostrar carência. É o exercício mais relaxante de todos. Experimente!

 

8 – A famosa sesta…

Uma sesta rápida após o almoço é ótima para relaxar a mente. Os níveis de hormonas de stress são mais baixos nas pessoas que dormem a sesta do que naquelas que o não fazem, e inclusivamente do que nas que praticam formas específicas de relaxamento. Descansar ajuda ainda a melhorar a concentração e evita a produção excessiva de substâncias como a adrenalina. Tente encontrar um lugar onde possa deitar-se de costas após o almoço e mantenha a respiração regular. Aos poucos, relaxe cada segmento do corpo, desde os músculos da face, descendo para o tronco, membros e pés.

 

9 - Interesses diversos para descontrair

Reserve tempo para fazer o que mais gosta. Cozinhar, ler, praticar desporto, enfim, tudo o que lhe dá prazer. Manter a mente ocupada com o que aprecia ajuda a aliviar a ansiedade e a libertar mais endorfinas, as hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar. O investimento de energia em atividades diversas é a garantia de que não se tornará “refém” de problemas numa área específica da vida, direcionando a sua energia para horizontes alternativos e mais apetecíveis.

 

10 – Música para a “alma”

A musicoterapia, que tem como base ouvir músicas relaxantes, pode ser uma ótima forma de relaxar. Ritmos para dançar, sons mais lentos para descontrair ou até ouvir sons da Natureza, como o barulho das ondas do mar ou da chuva, podem revelar-se uma alternativa saudável na hora de recuperar de um dia stressante de trabalho. Saiba ainda que as batidas binaurais são um tipo especial de música ou som que produzem uma alta quantidade de ondas alfa no cérebro, ajudando a abrandar.

 

11- Passe mais tempo com animais

Estudos mostram que pessoas que passam tempo de qualidade com animais de estimação ou em contato direto com eles têm a pressão sanguínea e os níveis de stress mais baixos do que aquelas que raramente tem contato com “bichos”. Se não tem um “pet”, ofereça-se para passear o cão de um amigo ou vizinho ou peça-lhe simplesmente para brincar com o bichinho. Um pouco de contato com um animal todos os dias pode fazer verdadeiras maravilhas pela sua harmonia.

 

12 – Banho relaxante

Tomar um banho relaxante ao final do dia também é fabuloso para descontrair e recuperar de um dia intenso de trabalho. Se puder “mergulhe” na banheira com água quente durante 20 minutos. Pode adicionar algumas gotas de uma essência que aprecie ou acender uma vela aromática. Também pode praticar natação ou hidroginástica. A água morna ajuda a libertar endorfinas, que reduzem o stress e promovem o bem-estar.

 

Voltar |

Produtos relacionados

Anda mais stressado, nervoso ou deprimido? Não dorme bem? Precisa de se acalmar? Ensinamos-lhe exercícios práticos e simples que funcionam como tranquilizantes naturais e podem fazer verdadeiros “milagres” pela sua estabilidade e paz interior.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização