Um sorriso radiante é um bom cartão de apresentação para qualquer pessoa, mas, mesmo com uma higiene oral cuidada e visitas regulares ao dentista, nem sempre é fácil manter os dentes brancos e brilhantes. Conheça 10 dicas que ajudam a destacar a beleza natural do seu sorriso!
1 - Em primeiro lugar, tenha em consideração que é essencial ter os dentes e a boca de boa saúde. Visitar o dentista duas a três vezes por ano é essencial para prevenir cáries e problemas dos dentes e das gengivas, tratar situações que possam precisar de maior atenção e também fazer a higienização profissional dos dentes, a qual age em profundidade e, como tal, é muito importante para proteger a saúde da boca.
2 - Em segundo lugar, também importa lembrar que o tabaco é altamente nocivo para a saúde, afeta diretamente a boca, podendo originar problemas de saúde a este nível e, paralelamente, escurece os dentes. Se é fumador e não tenciona deixar de fumar, lembre-se que terá de ter cuidados redobrados para manter os dentes saudáveis e brilhantes.
3 - Há também que frisar que a higiene é essencial para conseguir preservar a saúde oral. Lave sempre os dentes após as refeições e antes de se ir deitar, durante 2 a 3 minutos (há quem use a técnica de cantar o Parabéns a você, que tem a duração certa para a escovagem), com movimentos vaivém e movimentos circulares em cada lado dos dentes e na parte superior dos mesmos, escovando também a língua, com suavidade. Pelo menos uma vez por dia, use fio ou fita dentários entre os dentes, passando cuidadosamente entre cada falha, retirando restos de comida que possam ter ficado ali retidos. Por fim, bocheche com elixir bucal, enxaguando bem a boca de seguida.
Para além destes três aspetos que é preciso ter em conta no que diz respeito à saúde oral, há algumas práticas a que pode recorrer para preservar a brancura natural dos dentes:
4 – Coma maçãs e cenouras – ajudam a neutralizar o pH, favorecem a salivação e ajudam a manter o hálito fresco.
5 – Beba água – a hidratação também essencial para a saúde da boca.
6 – Ingira alimentos ricos em fibras – para além da maçã, consumir outros alimentos ricos em fibra, como os cereais integrais, favorece a hidratação. Os brócolos ajudam a proteger o esmalte.
7 – Tenha atenção redobrada com alimentos escuros – ao consumir alimentos como beterraba, carnes vermelhas, chocolate e outros com tonalidade escura deve redobrar o cuidado ao lavar os dentes, fazendo-o logo depois da refeição e sendo ainda mais minucioso.
8 – Cuidado com o café e o vinho – da mesma forma, saiba que o café e o vinho são altamente responsáveis pelo escurecimento dos dentes e, nesse sentido, deve lavá-los logo depois de beber café ou se beber vinho.
9 – Use palhinha para beber bebidas coloridas – ao beber smoothies de frutos vermelhos ou bebidas com coloração forte, assim como refrigerantes, opte por usar uma palhinha.
10 – Não abuse dos açucares e hidratos de carbono - crescemos a ouvir dizer que os doces fazem mal aos dentes, e isso é verdade, já que o açúcar, em contacto com as bactérias que normalmente existem na boca, faz com que ela produza ácidos que danifica o esmalte dos dentes, propiciando as cáries.
Truques caseiros:
Apesar de nunca substituírem as boas práticas que deve seguir e a intervenção profissional do dentista, há algumas mezinhas caseiras que podem ajudar a manter os dentes mais brancos. Use-as com cuidado, sempre de forma pontual e sem exageros, não devendo exceder as duas vezes por semana.
- Bicarbonato de sódio - Aplique um pouco de bicarbonato de sódio diretamente na escova de dentes e lave os dentes, esfregando com cuidado e enxaguando de seguida. Pode também acrescentar um pouco de bicarbonato de sódio à pasta de dentes, depois de já os ter escovado, para uma limpeza final.
- Forme uma pasta misturando sal fino com sumo de limão e aplique na escova de dentes, usando esta mistura para massajar os dentes.
- Misture vinagre de maçã com bicarbonato de sódio, forme uma pasta e aplique sobre os dentes, escovando. Enxague bem.
Dica de beleza: usar um batom vermelho ajuda a destacar o brilho dos dentes, fazendo com que pareçam mais brancos.