A vida nas cidades faz com que sejamos diariamente expostos à poluição, o que causa danos nos pulmões e em todo o aparelho respiratório. Se, para além desta exposição que acontece de forma natural e quase inevitável, a pessoa for fumadora, ativa ou passiva (ao viver com um fumador, por exemplo), o prejuízo para a sua saúde pulmonar é ainda maior. Para ajudar a contrariar esta tendência, conheça 10 alimentos que o ajudam a fortalecer os seus pulmões!
A saúde dos pulmões é um dos fatores-chave para a nossa vida, pois é através deles que o oxigénio entra na corrente sanguínea e que nos libertamos do dióxido de carbono, que nos é prejudicial. Sem os pulmões o coração não poderia funcionar e a nossa vida cessaria. Como tal, é de extrema importância seguir um estilo de vida favorável à saúde pulmonar, abstendo-nos do consumo de tabaco, que é altamente prejudicial ao seu desempenho, danificando-os, e manter rotinas saudáveis como fazer exercício físico e privilegiar o contacto com a Natureza, já que o ar livre ajuda a desintoxicar os pulmões, purificando-os e fortalecendo-os. Saiba que, para além dessas práticas, também a alimentação é determinante para alcançar e preservar pulmões saudáveis.
Os frutos e legumes são alimentos especialmente saudáveis a todos os níveis, por serem ricos em vitaminas e sais minerais, que são vitais às funções do organismo, e porque são facilmente expelidos pelo organismo, sendo necessário repor diariamente os níveis de nutrientes que nos fornecem.
No que diz respeito à saúde dos pulmões, destacam-se:
1 – Citrinos e outros frutos ricos em vitamina C
Laranja, toranja, tangerina, limão, lima, e também outros frutos que são ricos em vitamina C, como é o caso do morango, kiwi, abacaxi, acerola e goiaba, são fundamentais para fortalecer os pulmões e todo o sistema respiratório, ajudando a prevenir gripes, constipações e infeções. Deve comer, no mínimo, uma peça de um destes frutos por dia, sendo a laranja aquela que é mais rica em vitamina C, ajudando a combater problemas pulmonares já existentes.
2 – Maçã
Para além dos citrinos, outro fruto que é particularmente benéfico para a saúde dos pulmões é a maçã, por ser rica em quercetina, que ajuda a minorar os danos causados pelo fumo do tabaco. De acordo com estudos realizados, ingerir pelo menos cinco maçãs por semana contribui para evitar o aparecimento de doenças pulmonares, como asma ou cancro do pulmão.
3 – Beterraba
Rica em nitratos, que ajudam a baixar a pressão sanguínea, já que relaxam os vasos sanguíneos, a beterraba contribui também para melhorar a captação do oxigénio. É também rica em carotenoides, que ajudam a combater a ação degenerativa dos radicais livres nos pulmões, e sais minerais essenciais como Magnésio e Potássio, contendo também vitamina C.
4 – Abóbora
Também é rica em carotenoides, tais como o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário, combatendo as infeções e inflamações.
5 – Cenoura
De um modo geral, todos os legumes de cores laranja e amarela são ricos em carotenoides, o que faz com que sejam benéficos a nível pulmonar. O xarope de cenoura é uma conhecida mezinha caseira usada para combater inflamações da garganta, uma vez que o poder antioxidante da cenoura ajuda a combater as infeções respiratórias.
6 – Tomate
De cor vermelha, também contém carotenoides, nomeadamente o licopeno, que ajuda a proteger os pulmões dos danos causados pelos radicais livres. O tomate ajuda os ex-fumadores a recuperarem dos prejuízos provocados pelo consumo de tabaco.
7 – Couve e outros vegetais de folhas verdes
Contendo Ferro, Magnésio, Potássio, Cálcio, e também carotenoides, a couve e outros vegetais de folhas verdes, como o espinafre, a alface, a rúcula, o agrião, o repolho, a acelga e também os brócolos, são bastante favoráveis à proteção e à regeneração pulmonar.
8 – Gengibre
Com um forte poder descongestionante, o gengibre é utilizado como remédio natural para aliviar sintomas de constipação ou gripe, já que ajuda a dissolver o muco instalado nas vias respiratórias e promove a descongestão nasal. As suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias fazem com que ajude a limpar as vias respiratórias, ajudando a atenuar problemas respiratórios como a asma.
9 – Pimenta
Embora deva ser consumida com moderação, sendo usada apenas para temperar pratos, a pimenta também contém vitamina C e tem propriedades antioxidantes que beneficiam a saúde dos pulmões, protegendo-os e ajudando-os a recuperar de danos causados. A pimenta de caiena e a pimenta-malagueta, sendo mais picantes, contêm capsaicina, um fitonutriente que ajuda a proteger as mucosas respiratórias.
10 – Equinácea
A equinácea é uma planta medicinal consumida em chá e conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e desintoxicantes. Ajuda a fortalecer o sistema imunitário, fortalecendo de forma especialmente direta o aparelho resporatório.
Dica extra:
Os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, como o alho, a cebola e o azeite são, também, aliados essenciais para a proteção e o fortalecimento pulmonar.