A dieta usada para combater a depressão deve ser rica em alimentos que auxiliam a produção de serotonina, a hormona que ajuda a regular o nosso ânimo. A depressão é um transtorno emocional/psicológico caracterizado por sentimentos de angústia e tristeza profunda. A tristeza é normal, todos nós nos sentimos tristes em algum momento, mas quando não conseguimos gerir as emoções, a nossa paz interior é afetada e perdemos a energia que nos move para viver uma vida feliz, nascendo assim a depressão. Quando a depressão não é tratada, tornar-se numa espiral de angústia tão grave, que a morte parece ser única saída. Desta forma, é importante que consulte um especialista quando nota que anda mais em baixo que o normal. A alimentação ajuda a produzir mais serotonina, que faz com que o bom humor aumente, combatendo assim a depressão. Por isso, pratique uma dieta rica em frutas, vegetais folhosos, hidratos de carbono complexos e proteínas de baixa gordura saturada. Saiba quais os alimentos que o vão ajudar a combater a depressão:
Leite e iogurte magro são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. O cálcio ajuda a reduzir e a controlar o nervosismo e a irritabilidade.
Ricas em selénio, um poderoso agente antioxidante, e colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, reduzindo o stress. As quantidades diárias recomendadas são 2/3 unidades de castanha-do-pará, ou 5 unidades de nozes, ou 12 unidades de amêndoas. Pode optar uma fazer uma mistura saborosa destas oleaginosas.
Contêm triptofano, que ajuda na melhoria do humor, pois aumenta a produção de serotonina. A serotonina exerce influencia no humor e ainda é capaz de reduzir a sensação da dor. Ajuda também a relaxar, a criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono.
Hidratos de complexos ajudam a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, contribuindo para a redução da depressão. Pães, cereais integrais recomendam-se entre 6 a 9 porções por dia, de que contribui para a redução da depressão.
Além de fonte de triptofano, concentra também substâncias benéficas para o humor como a teobromina, a feniletilamina e o magnésio. Todas estas substâncias contribuem para elevar o ânimo e prolongar a sensação de bem-estar. A recomendação de consumo e entre 20 a 30 gramas diárias de chocolate com pelo menos 70% de cacau.
Este alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, por dia, são suficientes.
Fonte de tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram para o bom humor. Deve consumir um ovo por dia. Se tem colesterol alto, evite os ovos estrelados.
Amoras, morangos e cerejas são ricas em antocianidina, um poderoso antioxidade que defende o nosso organismo dos radicais livres. Estas frutas são ricas em vitamina B6, ou seja, substâncias que regulam o ânimo no organismo. Recomenda-se o consumo de gramas por dia.
Excelente fonte de triptofano e hidratos de carbono que auxiliam a libertação de serotonina. Para além de estar repleta de vitamina B6, esta fruta contém ainda potássio, magnésio e biotina que ajudam a diminuir a ansiedade e a dar mais energia. Recomenda-se o consumo diário de uma banana. |
10 Alimentos que ajudam a combater a depressão
Voltar
|